Um bom café da manhã tem que ter… CERVEJA

Não, não é um café da manhã depois de meio dia. É de manhã mesmo. Até já ouviu falar nisso, mas acha esquisito? Pois saiba que é uma prática muito comum na Alemanha e na Bélgica e que já tem alguns bares curtindo a onda em terras tupiniquins. Inclusive teve uma matéria publicitária do G1 desse mês com o sommelier José Raimundo Padilha dando algumas dicas de harmonização no café da manhã. Não sou muito fã do lance de misturar uma Weiss com suco de laranja, nem da ideia da Stout com sorvete, mas tem gosto pra todo mundo.

Como é na Alemanha

Weißwurstfrühstück

Não, na Alemanha o café da manhã não é só com cerveja, tem café e chá também. Mas o Tradicional Bávaro se chama Weißwurst FrühstückComo essa refeição é composta de salsicha de vitela com bacon e um pão chamado brezen, rola uma harmonização com cerveja de trigo.

Dá pra fazer no Brasil?

Quem gosta de cerveja a toda hora pode harmonizar com café da manhã no Brasil tranquilamente. O próprio Padilha apresenta opções para o bolo de fubá (bem tradicional em Minas) e indica weiss ou fruit beer para acompanhar frutas. Aliás, em alguns lugares o café da manhã tradicional deveria até ser degustado com cerveja mesmo, porque são fortes, principalmente em alguns locais do nordeste, por exemplo.

Café com sustança

Em alguns lugares do nordeste do Brasil o costume é quase que almoçar pela manhã. Receitas salgadas com leite de cabra e carne de bode são bem comuns e possuem sabor característico bem fortes. Pensaria nesse caso em harmonizar com uma IPA ou uma barley wine inglesa, tradicional, bem maltada.

Mas na maioria dos cafés que experimentei nas viagens ao Nordeste tive contato com queijo coalho temperado com ervas de inúmeras características aromáticas. Pensaria em combinar esses sabores com uma witbier, em respeito ao tempero usado nesses queijos, porque são cervejas temperadas, em geral com coentro (que trazem refrescância) casca de laranja, complexas pelo uso do trigo não maltado ou aveia.

tapiocacomcarneseca

No caso de receitas a base de milho, como cuscuz, ou de receitas com tapioca, quando suaves, poderiam perfeitamente ser apresentados com uma pilsen. Mas também existem receitas de tapioca um pouco pesadas. É o caso da tapioca de carne seca. Acompanhada com mandioca cozida (chamada por lá de macaxeira) e manteiga de garrafa. Acredito que o ideal seria degustar com uma American Pale Ale bem lupulada, com amargor e aroma cítrico.

Em Minas Gerais

Não se pode pensar em café da manhã mineiro sem queijo. Amamos queijo. E queijo pede café. Alguns estilos de cerveja trazem em suas características mais marcantes os tons de café, tons de torrado, chocolate amargo. São leves, secas e fáceis de beber. Começaria o dia extremamente feliz com um queijo meia cura e uma dry stout.

paodequeijo

Ah, e um pão de queijo, é claro. Como é mais cremoso a harmonização que prefiro é com uma oatmeal stout, das tradicionais Stout com aveia. São aveludadas e saborosas e combinam perfeitamente com um pãozinho de queijo saindo do forno…

Café colonial

cafecolonial

O tradicional café do sul do país tem de tudo. Seria até difícil dizer todas as possibilidades de harmonização. Mas a presença de embutidos é costume, principalmente os defumados. Uma cerva que ficaria ótima seria uma rauchbier.  Combina inclusive com ovos e bacon, para quem é adepto de um café reforçado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta