Supersincera: essa cerveja não vai cair bem

– Ãhn? Como assim “essa cerveja não vai cair bem”?

-Porque cerveja atrapalha quem quer emagrecer. Prejudica o trabalho de hipertrofia, retém líquido e não hidrata. Além disso se você for correr vai reduzir seu rendimento e causar fadiga antes da competição. Nada de consumir álcool uma semana antes da corrida.

Ouvi isso às vésperas da competição da nutricionista. Poxa, já tava me imaginando re-turbinando as energias com aquele chope gelado… Beleza, deixa pra depois… fazer o que. Tudo por uma medalha… Aí lembrei: TODO MUNDO GANHA UMA! Cara! Vou me juntar na fila do fundo com a galera da lanterna rsrsrsrs.

bg_site__kit_5k_01

Falando sério

Deixando a brincadeira de lado, fomos ter uma bate-papo com a nutri Mariane Martins*. Para quem quer competir de verdade vale mesmo as dicas acima. Muita gente não sabe, mas antes de uma competição esportiva existem algumas coisas que atrapalham. Muitas relacionadas à alimentação. E não só a cerveja, mas a bebida alcoólica prejudica muito o rendimento.

Balada pode?

Não, não poooode. Seria coisa de Drª Lorca se ela falasse que podia, né. A pessoa precisa descansar e se alimentar bem antes de realizar qualquer esporte.

Estoque zerado

Segundo Mariane, muita gente não come nada e vai pra corrida. Prática que prejudica não só o desempenho como a perda da energia. Se o estoque está zerado, seu corpo vai tirar energia de onde? O que acontece é que na falta de carboidrato, nutriente principal para corredores de rua, o corpo consome a próxima fonte de energia: a proteína muscular. Ou seja, ao invés de “construir” massa muscular você vai “consumir”. Sem falar na alteração dos índices glicêmicos que podem até causar desmaios durante a prática do esporte. Então, antes de competir, coma algum alimento leve no mínimo 30 minutos antes da corrida. Uma fruta ou um pote de iogurte já ajudam.

Contando os pontos

Quem escolhe a corrida para manutenção do peso ou para emagrecer precisa literalmente balancear atividade física versus consumo de cerveja. Não é a tal dieta dos pontos não, é simplesmente negociar com a balança. Um copo de cerveja de 300ml (mesmo sem álcool ou sem glúten) tem em média de 120 a 180 calorias. Equivale a 1 pão francês com miolo e tudo. Imagina se você tomar as 9 brejas de sempre… ainda com aperitivos…

whatsapp-image-2016-10-18-at-12-08-34

Como qualquer outro alimento a cerveja tem as suas calorias, então a questão é a quantidade. O consumo em grande quantidade com certeza vai engordar. Mas, consumindo com moderação você não vai entrar na briga com a balança.

O Mito da Barriga

Aproveitando, perguntamos pra nutri se aquela crença de que cerveja dá barriga é verdade. Ela falou que não (gracias!!!) e explicou que o que acontece é o acúmulo de gordura em quem é geneticamente propenso a ter um maior número de células adiposas nessa região. Vale pra quem tem no quadril, no braço, no peito, no dedão do pé… rsrsrs.

*Mariane Martins é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG e Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa – MG.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta