Meu amigo cervejeiro é

E aí a turma decidiu fazer um amigo cervejeiro, tipo amigo secreto de chocolate, só que com cerveja, né! Mas como saber qual cerveja presentear seu amigo?

Amigo secreto

Legal. Sortearam e você tirou seu papelzinho. Aí você já sabe quem é a pessoa. Se você já sabe qual breja ela gosta tá fácil. O problema é se você não conhece bem o indivíduo e seus gostos peculiares, afinal, presentear com um estilo que a pessoa não é chegado é muito chato.

Se esse é o caso (e você não pode chegar pro sujeito e perguntar, obviamente) dá para se orientar mais ou menos pelas atividades ou pratos que a pessoa gosta. Isso você pode chegar qualquer dia desses e soltar um: Nussa, ontem comi meu prato predileto e tals… e sorrateiramente faz a fatídica pergunta: qual o seu? Pronto! Viu, nem foi tão difícil assim! De posse dessa informação preciosa vai a lista de algumas harmonizações possíveis:

  1. Churras

    Ah, quase todo brasileiro é chegado em churrasco. É quase tradição do fim de semana na casa de todo mundo. Até pra quem não come carne tem sempre uma fruta assada, um queijinho na brasa. Enfim… a gelada mais comum é a Pilsen, mas para apreciar ali naquele churrasquinho solitário de meio de semana fica bem legal uma Amber lager ou uma Stout.

  2. Petiscos

    O boca nervosa sempre tá petiscando uma castanha, um queijo, um salgadinho. É uma gama tão grande de possibilidades que quase qualquer tipo de cerveja ele vai conseguir harmonizar. Na dúvida a Pilsen vai bem – uma Amber lager também – mas você pode arriscar uma IPA, a wezenbier ou weizenbock.

  3. Lanches e frituras (hambúrguer, pizza, pastel e família)

    Quem não gosta!? Uma opção ótima e quase sem erro. Vai de American Pale Ale ou Amber lager.

  4. Carnes

    Se vermelhas, a Porter ou Brown ale caem bem. Carnes brancas ou pouco gordurosas, double IPA, Imperial IPA e Amber lager são as sugestões.

  5. Peixes, frutos do mar e comida japonesa

    Seu amigo vai apreciar uma IPA, a Weizen, uma English Pale Ale

  6. Pratos vegetarianos e veganos

    Xiiii, ele não come carne ou não come nada proveniente de gordura animal… bom, procure por uma cerveja mais leve. German Pilsen e Bohemian Pilsner podem ser uma boa.

  7. Doces e sobremesas

    Seu amigo é uma formiga! Ama doce e até substitui uma refeição por meio pudim? As Fruitbier, Lambic e Strong Ale vão bem nesse caso. E para os chocólatras (já que esse amigo oculto não é de chocolate, seu amigo deve estar decepcionado) vale fazer uma graça e dar uma barrinha junto de uma Stout, Porter ou Belgian Strong Ale.

O amigo da onça

Personagem Amigo da Onça do cartonista Péricles Maranhão

Personagem Amigo da Onça do cartonista Péricles Maranhão

Ah, o famigerado amigo da onça! Você sabe que vai ganhar uma porcaria, mas mesmo assim vai participar pra rir da cara dos outros. A vantagem é que o presente pode ser barato e criativo. Já que estamos falando de um amigo cervejeiro da onça, posso pensar em alguns rótulos que o pessoal costuma não ter apreço. Pra bom entendedor, 1 letra e 1 dica bastam srrsrs.

Bom, aqui você tem a opção de seguir tudo aí de cima ao contrário dando cervejas boas, mas com pratos que seu cumpadi da onça não pode nem sentir o cheiro. Ou:

  1. Embrulhar pra presente aquela que até o Zeca Pagodinho se arrependeu de beber.
  2. Fazer uma marmita com moqueca de baiacu pra tomar com aquela que desce em forma cíclica…
  3. Comprar uma caixinha de engradado da favorita dos “Amigos” para aproveitar o clima.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta