Um coração tatuado no peito

Poderíamos afirmar que a nova Brüder Indian Pale Ale, ao invés de um rótulo, possui uma tatuagem. Metade coração humano, metade flor de lúpulo, o desenho do rótulo da IPA foi criado pela tatuadora Ana Carolina de Souza, mas a finalidade não era bem essa.

coracao-lupulado

A tatuadora Ana Carolina de Souza do TattooArtt

Sabe criança que gosta de desenhar? Tipo todas né! Pois a Carol começou assim, brincando. Até que aos 12 anos fez seu primeiro curso, durante rápidos 3 meses, e ficou claro que a parada era séria.
Hoje com 29 anos de idade, ela é proprietária do estúdio TattooArtt. É também uma das mais requisitadas em Ipatinga/MG – cidade sede da cervejaria – devido ao seu talento singular para o desenho. Acredite, nem todo tatuador é bom em desenhar de forma criativa. A maioria deles apenas copia ilustrações que já existem.

O ACASO

Especialista no estilo Aquarela – uma das técnicas de pintura artística mais antigas que tem sido muito aplicada em estúdios de tatuagem -, ela foi contratada pela cervejaria para integrar uma ação de marketing que envolvia outros tatuadores. Cada um ficou encarregado de criar três desenhos com temática ligada à cerveja, e as criações seriam transformadas em estampas de camisas para comercialização com a marca Brüder – em breve essa novidade vai pintar aí.
Acontece que a data de entrega dos desenhos coincidia com o período de planejamento e criação da identidade visual da IPA. “Quando chegou este desenho da Carol, não tive dúvida. Já estava quebrando a cabeça para criar o novo rótulo quando a solução caiu no meu colo”, afirma o designer Pedro Bastos, do Studio Integral, que elaborou os rótulos das outras quatro cervejas e também da Red Christmas Lager, a sazonal de fim de ano da cervejaria.
Aprovado também com louvor pela diretoria da Brüder, o coração lupulado ganhou um novo espaço, bem mais nobre. “Foi uma grande surpresa pra mim, fiquei muito lisonjeada. Nunca pensei que veria um desenho meu num rótulo de cerveja”, conta a tatuadora que, por capricho do destino, prefere bebidas destiladas.

A CARA DA CERVEJARIA

rotulo-ipa

Rótulo da Brüder Indian Pale Ale

Mas quais são os parâmetros para a elaboração de um rótulo de cerveja? Bem, antes de mais nada, o encarregado desta missão deve captar a alma da cervejaria. Ele é a continuidade conceitual do produto contido na garrafa, por isso o designer, além de criativo e culto, deve saber relacionar as duas coisas.
Existe também uma série de dados técnicos cuja presença na embalagem é exigida pela legislação. Mas sempre é possível extrapolar o trivial e esclarecer melhor o consumidor a respeito do ele que está bebendo.
Por fim, a cerveja, como a maioria das bebidas alcoólicas, remete a alegria, regozijo, prazer. Por isso, o bom humor é sempre uma ferramenta poderosa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta