Workshop Agrária Malte 2016

Para quem não sabe a Agrária Malte é a maior maltaria comercial do Brasil e a 17ª maior no mundo. Fica no distrito de Entre Rios (Guarapuava/Paraná/Brasil) e produz o malte para as nossas brejas. Todo ano a cooperativa organiza um workshop para atualização dos cervejeiros, com visita às instalações e cursos técnicos com fornecedores e sobre pesquisas e novas descobertas.

A Gigante

Agrária Malte

Eis a Agrária Malte! Aquela estrutura ali na direita são os silos de malte. Só alguns andares…

Agora saca só o tamanho da “panelinha” usada para o cozimento do malte:

agraria2016_5

Aprendendo novas possibilidades

Sabe aquela história do copo meio vazio ou meio cheio? O meu está sempre por encher (literalmente)! E esse grupo entornou várias rodadas de conhecimento valioso… Excelente!

amigoscervejeiros

Aprendi muito sobre leveduras e novas técnicas com os palestrantes.

palestra agrária

Nosso guia da Agrária Malte apresentou as instalações e como todo o processo é feito. Tudo com muito cuidado pela preciosidade da nossa matéria-prima!

visita agrária malte

Entre Rios

Além dos saberes trocados na alquimia cervejeira, o encontro no Paraná permitiu conhecer um pouco mais da história dessa colônia germânica sulista. Antes do distrito de Entre Rios, a região era formada por fazendas de criação de gado extensivo, pouco lucrativo. A partir de 1951, após o fim da Segunda Guerra, foram feitos acordos com países europeus e para cá vieram refugiados, como o simpático Sr. Chico, que chegou da Áustria. Claro que com muita dificuldade de adaptação, mas fortalecidos pelo espírito de luta, resistência e coletividade, Entre Rios prosperou e colocou Guarapuava no mapa-múndi da cerveja. A cooperativa Agrária Maltes é a prova disso.

agraria2016_2

Ainda tem espaço no meu copo

Depois da experiência da viagem e várias conversas com esse pessoal bacana meu copo ficou meio vazio. Precisando de um novo desafio… E desafio pra todo mestre cervejeiro é sempre uma nova breja! E aí Brüder, topa o desafio?

desfio bruder

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta